Exercícios Espirituais Cristo em vós

Cristo em vós são Exercícios Espirituais no dia-a-dia. É uma proposta para viver a espiritualidade paulina seguindo o método Verdade, Caminho e Vida, a partir da Palavra de Deus e de Exercícios de Leitura Orante da Palavra. São Exercícios propostos pelo bem-aventurado Tiago Alberione e fazem parte do carisma paulino.

quarta-feira

Via Unitiva: Mística Paulina

Depois de termos nos exercitado, durante 21 Semanas, nos Exercícios da Vida Quotidiana, passando pelas etapas da Via Purificativa, Via iluminativa  e Via Unitiva chegamos à Via Paulina para o encontro com Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida. Chamamos esta etapa de "cor paulina". Paulo foi um apóstolo apaixonado por Jesus Cristo e pode dizer: "Meu viver é Cristo". Ele nos aponta o caminho para podermos dizer com ele "Para mim o viver é Cristo". Esta etapa tem 7 semanas, como segue.
O prodígio operado em São Paulo
e a mística paulina
São Paulo foi “instrumento escolhido” (Cfr At 9,15) e “Mestre dos pagãos (Cfr 1Tm 2,7) sobre qual o Espírito Santo derramou todos os dons: uma fé inabalável, uma esperança solidíssima, uma caridade ardentíssima, uma ciência altíssima. (Cfr Donec Formetur, 98).
Nasce o Apóstolo são Paulo no momento de sua conversão. Converte-se, abandonando um sistema de valores em que acreditava, para aderir a uma Pessoa: Jesus Cristo. Neste sentido, conversão é “deixar tudo” e colocar-se à disposição do verdadeiro Deus. “Por causa de Cristo, perdi tudo e considero tudo um lixo, a fim de ganhar Cristo” (Fl 3,8).
Vamos aprofundar e rezar, nesta quinta etapa dos Exercícios Espirituais na vida quotidiana, a vida de são Paulo, através da Leitura Orante dos Atos dos apóstolos e das Cartas paulinas, em quatro momentos
l. Do nascimento aos 28 anos: Paulo, o judeu praticante.
2. Dos 28 aos 41 anos: o convertido fervoroso.
3. Dos 41 aos 53 anos: o missionário itinerante.
4. Dos 53 até a morte, aos 62 anos: o prisioneiro (4 anos) e organizador de comunidades (mais 5 anos).

Nenhum comentário: