Exercícios Espirituais Cristo em vós

Cristo em vós são Exercícios Espirituais no dia-a-dia. É uma proposta para viver a espiritualidade paulina seguindo o método Verdade, Caminho e Vida, a partir da Palavra de Deus e de Exercícios de Leitura Orante da Palavra. São Exercícios propostos pelo bem-aventurado Tiago Alberione e fazem parte do carisma paulino.

quarta-feira

Roteiro para Oração Diária ( Mística Paulina)

Preparação
1º Em momento especial, faço a Visita a Jesus Mestre Eucarístico. Retribuo a Ele a Visita que me fez pela Comunhão, na Missa.
Na minha “tenda de encontro” (Ex 33,7) acolho a Santíssima Trindade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O bem-aventurado Alberione me sugere que faça nesta hora, UM PACTO com Jesus Mestre que me diz:
NADA TEMAM (Nolite timere)
EU ESTOU COM VOCÊS (Ego vobiscum sum)
DAQUI QUERO ILUMINAR (Ab hinc illuminare volo)
TENHAM O CORAÇÃO ARREPENDIDO (Cor poenitens tenete)
2º Recordo o pedido da semana. No Corpo de Cristo (1Cor 12,27ss), do qual sou membro, acolho a todos os outros membros, formando com eles uma “comunidade orante”. Saúdo e me uno a esta comunidade: Maria Mãe de Jesus, são Paulo, pessoas com quem convivo.
Recordo também todas as realidades: “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem” . (Gaudium et spes, 1).

Canto: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei... (2Tm 1,12).
Leitura Orante
1. LEITURA (Verdade)
Dele, do Mestre, se há de receber toda a luz.”  O que me diz o Mestre? “Daqui quero iluminar”
Leio o texto indicado para o dia, devagar, e atentamente. Releio. Demoro em alguma expressão mais forte. Procuro compreendê-la.
Canto: Até que Cristo se forme em vós, em mim, em ti, em nós! (Gl  4,19).

2. MEDITAÇÃO (Caminho)
O Mestre me diz: “Estou com vocês, ou seja, com a Família que eu quis, que alimento, da qual faço parte como Cabeça. Não hesitem! Embora as difi­culdades possam ser muitas ( ... ), que eu pos­sa estar sempre com vocês! Não pequem!” “Tenham o coração arrependido”.
Espelho na Palavra a minha vida, a comunidade e o mundo. Faço o exame de consciência, como orienta o Bv. Alberione:.
Passos para o exame de consciência:
§ Oração inicial: Recordo os momentos e as situações em que percebi a presença de Deus.
§ Agradecimento. Agradeço a Deus por todas as graças recebidas desde o último exame.
§ Exame: examino-me desde a hora em que me despertei até o presente, hora por hora, ou, tempo por tempo, sobre os pensamentos, palavras, ações, sentimentos.
§ Arrependimento: Peço perdão a Deus pelas faltas.
§ Proponho-me viver conforme à vontade de Deus.
Canto: Se alguém está em Cristo é nova criatura
É nova criatura se alguém está em Cristo. (2 Cor 5,17)
3. ORAÇÃO (Vida)
- O que o texto me faz dizer a Deus?
Faço em silêncio e ouço o Mestre me dizer: “Daqui quero iluminar”. Peço sua Luz. E rezo com a oração do PACTO
[[1]] de fidelidade ao Mestre:
Jesus Mestre, aceita o pacto que te apresento,
por meio de Maria, Rainha dos Apóstolos e de são Paulo.
Devo corresponder aos teus desígnios.
Sinto-me frágil, inconstante, incapaz.
Tu, porém, és a Verdade, o Caminho e a Vida,
o meu único Bem.
Confio plenamente em ti.
E prometo buscar em tudo a tua glória
e a paz das pessoas.
Dá-me a graça de ser fiel, cumprir a tua vontade e
realizar o teu Projeto, como o fez são Paulo. Amém
Canto: Tudo posso naquele que me dá força. (Fl 4,15)
4. CONTEMPLAÇÃO/ MISSÃO (Vida)
- Qual o novo olhar que a leitura despertou em mim?
Assumo um compromisso.
Anoto, a cada dia, numa agenda, a síntese da oração:
VERDADE  (Palavra mais forte)
CAMINHO (apelos,exame).
VIDA  (compromisso).
Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tende piedade de nós.


Canto: Toda língua proclame Jesus Cristo é Senhor
Para a glória de Deus Pai. (Fl 2,11)

Bênção de Paulo: “O Deus da paz vos santifique completamente, vos conserve íntegros em espírito, alma e corpo, e irrepreensíveis para quando vier o Senhor Jesus Cristo. Saudai todos os irmãos com o beijo sagrado. A graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco. Amém.” (1Ts 5,23ss).



[1] Segredo de êxito sintetizado

Nenhum comentário: