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O que é a Leitura Orante?
Leitura OranteUm pouco de História
A prática da Leitura orante é tão antiga quanto a própria Igreja. Ela surgiu com a própria Igreja. Entretanto, o termo Lectio Divina vem de Orígenes (
A sistematização, em quatro passos deu-se no século XII, por um monge cartuxo (ordem religiosa monástico-eremita de grande austeridade, solidão e pobreza fundada por São Bruno em 1066) chamado Guigo, por volta de 1150. Ele dedicou essa obra ao seu irmão Gervásio.
O livrinho chamava-se a Escala dos Monges ou Escada dos Monges, como preferem alguns autores, composto por quatro degraus, a saber: leitura, meditação, oração e contemplação e é um caminho orante para os noviços essa regra.
Até o século XIII a Lectio Divina estava restrita à vida monacal. Mas nesse mesmo século, especialmente São Francisco, tenta adaptá-la à vida do povo.
Com o movimento da Reforma (séc. XVI) houve um enfraquecimento da leitura orante, uma vez que a leitura da Bíblia fora proibida e tirada das mãos do povo e da Vida Religiosa. Constituiu-se um período de grande vazio.
A partir do Vaticano II, com a Dei Verbum nº 25 houve uma retomada, especialmente no Brasil da leitura orante e esta chegou até à Vida Religiosa.
Esta oração ajuda-nos a compreender as coisas de Deus. Com ela, aprendemos a fazer leitura orante da Bíblia e da Vida. Na leitura da Bíblia vamos desenvolvendo uma atitude de discipulado e de contemplação. A mesma escuta que eu faço da Bíblia é o que eu faço com o irmão.
O que se busca com esta oração?
O que se visa alcançar com a Leitura Orante? Os textos abaixo ajudam-nos a compreender:
Dt 30, 14: “Sim, porque a palavra está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração, para que ponhas em prática”.
2Tm 3, 15: “Desde a tua infância conheces as sagradas Letras; elas têm o poder de comunicar-te a sabedoria que conduz à salvação pela fé
E em Lc 24, 25.27.32-35: “Insensatos e lentos de coração para crer tudo o que os profetas anunciaram (...) E, começando por Moisés e por todos os Profetas, interpretou-lhes em todos as Escrituras o que a ele dizia respeito. (...) E disseram um ao outro: ‘não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?’”
Portanto, esta palavra de sabedoria está no centro da nossa consciência humana, ardendo no coração densificando a nossa fé para que cheguemos à plenitude, a salvação
Alguns fundamentos para uma leitura cristã da Bíblia.
Nessa leitura é importante:
a) O olhar e a escuta atenta à Realidade
b) A leitura respeitar o texto, não manipulá-lo.
c) Ligar a fé com a vida.
d) Fazer uma leitura libertadora e ecumênica
e) Ler o texto comprometendo-se com as causas dos pobres – leitura inclusiva
f) É uma leitura fiel – a Bíblia lê a vida e a vida lê a Bíblia.
g) E uma leitura que leve em consideração a Comunidade
Os passos da leitura orante
Após levantar em consideração os elementos acima, coloque-se num lugar tranqüilo, encontre o seu santuário e, por alguns instantes, faça a invocação ao Espírito Santo. Ele é o grande iluminador da oração. Escolha um texto bíblico e aplique os passos a seguir com muita calma e paciência:
1. Leitura: a pergunta que ajudará nesse passo é: O que diz o texto?
· Tomar a Bíblia e ler várias vezes e com a convicção que Deus nos fala
· Numa atitude de internalização, silenciar-se para OUVIR Deus
· O texto bíblico é como uma fonte, cada dia brota água nova
· Fazer um processo de apropriação, torná-la quase nossa palavra
· Ver os verbos mais importantes do texto, eles expressam a ação.
· Situar o texto no seu contexto, literário, histórico e teológico
· Onde escreveu o texto? Quem o Escreveu? Qual o contexto histórico? Como o povo percebia Deus?
· Entrar no texto de forma empática.
· O que Deus tem a dizer para mim?
· Conhecer, respeitar o texto.
· Comparar com outros textos da Bíblia
· Estreitar a distância entre o passado e o hoje
· A leitura é o ponto de partida, é a preparação para o diálogo da meditação.
·
· Refletir, aprofundar o texto
· Repetir as palavras significativas
· Ruminar: tirar uma frase do texto, transformá-la numa jaculatória
· Buscar a verdade oculta, trazida pela meditação, do texto: ver o que dá força, hoje, para enfrentar a realidade.
· Quais os conflitos de ontem e de hoje?
· O que a mensagem do texto dizia para aquele tempo? E para hoje?
· O texto ilumina a vida e a vida ilumina o texto
· Dialogar com a palavra, atualizá-la trazendo-a para o horizonte de nossa vida, no hoje de nossa história.
· Conversar com Deus a partir do texto
· Responder às interpelações que Deus faz por meio do texto.
· Assumir uma atitude de adoração, louvor, súplica
· Agradecimento e perdão
· A leitura orante ajuda a integrar texto + realidade + comunidade
· Aquilo que fica na retina dos meus olhos
· É mergulhar no mistério de Deus
· É saborear Deus
· Ver a manifestação de Deus, teofania
· É mergulhar na realidade, compromisso com a vida
· É silenciar sob o olhar amoroso de Deus
· É sentir-se tocado, envolvido, amado, aceito, acolhido, perdoado, pacificado
· É permanecer na receptividade, na Presença
· Dar espaço para Deus, para o próximo e a realidade da vida, afetivamente
· Ver o mundo com um novo olhar.
Um pouco além das quatro etapas que Guigo propôs, sugerimos a ação, porque orar leva a uma prática, a perceber com muito mais sensibilidade o mundo que vivo. Conduz-me a uma prática testemunhal cotidiana.
Por fim, como um exercício de oracional, experimente rezar a parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 29-37) e a Samaritana (Jo 4, 1-42) utilizando os passos acima. Poderá fazê-lo tanto individual como comunitariamente.
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