Exercícios Espirituais Cristo em vós

Cristo em vós são Exercícios Espirituais no dia-a-dia. É uma proposta para viver a espiritualidade paulina seguindo o método Verdade, Caminho e Vida, a partir da Palavra de Deus e de Exercícios de Leitura Orante da Palavra. São Exercícios propostos pelo bem-aventurado Tiago Alberione e fazem parte do carisma paulino.

Discernimento (método)

Como fazer o Discernimento?

Para o Padre Alberione, discernimento é o método para “distinguir aquilo que é de Deus daquilo que é nosso”. (AD 158). E assumir a vontade de Deus. Diz Alberione: “A luta é entre o eu que quer adorar a si mesmo, louvando-se, amando-se, servindo a si mesmo em lugar de Deus; e Deus que quer conquistar a pessoa com a força do amor; ligá-la a si com laços de amor; comunicar-se e absorver a pessoa na Divindade, por amor” (DF 63).


O bem-aventurado Tiago Alberione indica Jesus como modelo para fazer a vontade do Senhor. Para ele, fazer a vontade de Deus é viver o verdadeiro amor ao Senhor. Fazer a vontade de Deus é o caminho mais seguro para a santidade.

"Assim fez Nosso Senhor Jesus Cristo. Toda a sua vida é uma tese. O título que a sintetiza está em Hb 10,7: "Eis-me aqui, ó Deus – no rolo do livro está escrito a meu respeito – para fazer a tua vontade". Isto é, a vida de Jesus Cristo pode ser sintetizada neste título: “Vida de quem fez perfeitamente a vontade de Deus”. Jo 4,34: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou”. Jo 8,29: “Eu faço sempre o que lhe agrada”. Jo 19,30:
“Tudo está consumado", disse, concluindo a sua missão sobre a cruz.

Portanto, não buscar a nossa vontade, mas a vontade divina em cada coisa. A nossa vontade nos é dada para eleger a vontade divina: sempre, em tudo, com plena adesão e humildade." (DF 44-45).
Para Santo Inácio, discernimento é acolher as boas moções (as que vêm do bom espírito): consentir. Rejeitar as más moções(as que vêm do mau espírito); a estas repelir(resistir).
Santo Inácio fala de "moções espirituais" para fazer o discernimento. E nos convida a imaginar o nosso querer como uma vela acesa. O vento ou sopro pode inclinar a chama para um lado ou outro. A moção é espiritual porque é como um vento que afeta o meu querer, podendo direcioná-lo para um lado ou outro: para algo que é bom ou para algo que é mau. O discernimento me leva a buscar a boa moção, ou seja, a vontade de Deus.
Na 9ª semana faço o discernimento sobre algum aspecto da minha vida ( à escolha).1°Faço a oração para descobrir a vontade de Deus.
Mestre: a tua vida me traça o caminho;
a tua doutrina confirma e ilumina os meus passos,
a tua graça me sustenta e me acompanha no caminho do céu

Tu és perfeito Mestre:
dás exemplo, me ensinas
e me animas no teu seguimento.( Bem-aventurado Tiago Alberione)

2º Coloco-me diante da minha própria vontade.

3° Reflito à luz da Palavra de Deus.

4° Busco a vontade de Deus.

5º Escolho e decido pela vontade de Deus.

6º Faço a verificação (Exame diário).

Padre Alberione fez discernimento continuamente em sua vida.
Também em nossa vida, o discernimento deve ser freqüente. Devemos criar o hábito de fazê-lo nos acontecimentos grandes e rotineiros.
Esquema para anotar os Exercícios de Discernimento:
1.Vontade pessoal: .................................
2.Palavra de Deus: ...............
3.Vontade de Deus: ...............
4.Escolha e decisão: .............
5.Verificação periódica: .........

Nenhum comentário: