Exercícios Espirituais Cristo em vós

Cristo em vós são Exercícios Espirituais no dia-a-dia. É uma proposta para viver a espiritualidade paulina seguindo o método Verdade, Caminho e Vida, a partir da Palavra de Deus e de Exercícios de Leitura Orante da Palavra. São Exercícios propostos pelo bem-aventurado Tiago Alberione e fazem parte do carisma paulino.

terça-feira

Exercícios Espirituais na Vida Quotidiana - Via Unitiva

Exercícios Espirituais na Vida Quotidiana
Método Paulino Verdade, Caminho e Vida[1]
Depois de nos exercitarmos nas vias purificativa e iluminativa, a via unitiva nos orienta para a vida no Espírito.

Via unitiva

GLÓRIA AO ESPIRITO SANTO[2]
Após a Ressurreição, celebramos a Ascensão, Pentecostes, Maria Rainha dos Apóstolos e a Santíssima Trindade.
Na Ascensão do Senhor, celebramos o Dia Mundial das Comunicações. Em 2011, o tema da mensagem enviada pelo Papa Bento XVI é: “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”. Neste ano, a Ascensão celebra-se no dia 5 de junho.

Em Pentecostes (em 2011, dia 12 de junho), celebramos o Espírito Santo. Os dons do Espírito Santo são sete:sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor de Deus. Eles são inspirados no texto do profeta Isaías (11, 2-3).
São Paulo, em Gálatas 5, 22-23, fala nos frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si. Estes frutos provêm de um projeto de vida que somos chamados a viver.

Comemoramos ainda a Festa de Maria Rainha dos Apóstolos, no sábado, véspera de Pentecostes (dia 11 de junho).


[1] O Projeto Cristo em vós é um método de Exercícios Espirituais na vida quotidiana que nos leva a “renovar-nos à imagem de Cristo” Mestre, Verdade, Caminho e Vida, conforme a intuição do Fundador da Família Paulina, o bem-aventurado Tiago Alberione. O objetivo é “viver e comunicar Cristo”.

[2] DF, 67
Preparação para a oração
Preparo-me para a oração, em momento e local próprios.
a) “Daqui”O Mestre me diz: “daqui quero iluminar”. Do sacrário. Junto dele  está minha “tenda de encontro”.
b) “Estou com vocês”- acolho o Senhor, que quer estar comigo. E acolho todo o seu “Corpo”. Apresento ao Mestre o clamor da humanidade inteira que, suspira como que com dores de parto, aguardando a manifestação gloriosa dos filhos de Deus.(Rm 8,22).
c)  “Quero iluminar”. Ele quer me iluminar. Acolho sua  luz e disponho-me à ação do Espírito. E rezo:
 Santo Espírito, amor do Pai,
Toca a minha mente, a minha vontade, o meu coração.
Abre-me à coragem da verdade.
Dá-me a força para deixar-me tocar e renovar profundamente por Jesus, Palavra do Pai. Amém.

Leitura orante
1. Leitura (Verdade)
- O que diz a  Palavra do dia?
Leio e procuro compreender o texto, no seu contexto.

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
Confronto com a Palavra de Deus a minha vida, minha família, minha comunidade  e a sociedade em que vivo. Faço o exame de consciência. E ouço o apelo do Mestre: “Tenham o coração arrependido”.

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Faço orações espontâneas. E rezo com Alberione:

Espírito Santo,
por intercessão da Rainha de Pentecostes,
cura a minha mente da irreflexão, ignorância, carências, dureza, prejuízos, erros, perversões, e concebe em mim a Sabedoria de Jesus-Verdade em tudo. 
Cura a minha sensibilidade da indiferença, desconfiança e más inclinações, paixões, sentimentos, afetos, e concebe os gostos, sentimentos, inclinações de Jesus-Vida, em tudo.
Cura a minha vontade da inércia, superficialidade, inconstância, inveja, obstinação, maus costumes, e concebe Jesus Cristo-Caminho em mim.
Eleva divinamente em mim: a inteligência com o dom do Intelecto, a sabedoria com o dom da Sabedoria, a ciência com o a Ciência, a prudência com o Conselho, a justiça com a Piedade, e Fortaleza com o dom da Força Espiritual, a temperança com Temor de Deus.

4. Contemplação (Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Assumo uma nova atitude, a partir da Palavra: exercícios. “É necessário exercício da inteligência, da vontade, do exame”[1].
Faço uma revisão e anoto na minha agenda. Concluo rezando:

Trindade Santíssima, Pai, Filho, Espírito Santo, presente e atuante na Igreja a na profundidade do meu ser! Eu vos adoro, amo e agradeço e pelas mãos de Maria Santíssima, ofereço-me, entrego-me e consagro-me inteiramente a vós, nesta vida e na eternidade.

Em nome do Pai...


[1] Donec Formetur: “O dia deverá incluir...”

Nenhum comentário: