Exercícios Espirituais Cristo em vós

Cristo em vós são Exercícios Espirituais no dia-a-dia. É uma proposta para viver a espiritualidade paulina seguindo o método Verdade, Caminho e Vida, a partir da Palavra de Deus e de Exercícios de Leitura Orante da Palavra. São Exercícios propostos pelo bem-aventurado Tiago Alberione e fazem parte do carisma paulino.

sábado

Exercícios Espirituais Quaresma - Ano B - 5a. Semana

╬ 5ª Semana Quaresma

Nesta semana também são sugeridas contemplações, representadas pela letra C.
Em que consiste a contemplação?
Um exercício de oração que requer preparação, aprofundamento e conclusão.
1. Preparo-me para a contemplação, orando:
Santo Espírito, amor do Pai,
Toca a minha mente, a minha vontade, o meu coração.
Abre-me à coragem da verdade.
Dá-me a força para deixar-me tocar
e renovar profundamente por Jesus, Palavra do Pai. Amém.

1) Verdade: Leio atentamente o texto a ser meditado, recordo o fato e uso a imaginação para entrar na cena evangélica.
Procuro ver cada pessoa da cena e dedico um olhar mais demorado à pessoa de Jesus.

2) Caminho: Observo o que fazem as pessoas da cena. Elas têm nome, história, sofrimentos, buscas, alegrias, relações. Como reagem? Coloco-me no lugar de uma delas. Como reajo? Observo ainda se sou capaz de agir como Jesus. Deixo-me questionar. Faço meu exame.

3) Vida: Participo ativamente da cena, deixando-me envolver por ela. Coloco-me em sintonia com Jesus, participando do fato, no meio do povo, no horto, com/na cruz, na ceia, etc. Dialogo com o Mestre e tomo consciência do que deve ser diferente em mim. Trago para a minha vida um ensinamento de tudo o que vivi durante a oração. Defino o que levo para a missão e para o dia-a-dia.

Um esquema de contemplação:
1. MOMENTO PREPARATÓRIO1) Primeiro me acalmo e reavivo a consciência da presença de Deus.
2) Depois coloco nas mãos de Deus tudo o que é preocupação pessoal ou que poderá distrair-me durante a oração e faço a ORAÇÃO PREPARATÓRIA: Invoco o Espírito Santo

2. MOMENTO DE APROFUNDAMENTO
1) Primeiro leio o texto indicado para o aprofundamento, fazendo, depois, o preâmbulo da história (recordo cada detalhe do texto) e o preâmbulo da imaginação (imagino como as pessoas viviam, se sentiam, se comportavam e porquê).
2) A seguir, passo para o preâmbulo do pedido, pedindo a graça a ser alcançada:
Conhecimento interno do Senhor, para mais amá-lo e segui-lo.
3) Aprofundo o assunto da contemplação, vendo as pessoas, ouvindo o que dizem e vendo o que fazem, passando cena por cena e procurando aplicar à minha vida.

3. MOMENTO DE CONCLUSÃO:
1) Colóquio final.
2) Oração vocal.
3) Revisão da oração.
4) Anotações: Verdade, Caminho e Vida


Um exemplo:

A VIDA DE JESUS, DE BELÉM ATÉ À CRUZ
Ter presente, brevemente, toda a vida que Jesus abraçou de Belém até à Cruz e depois refletir sobre tudo isto, procurando tirar proveito para a sua própria vida.
1. Ver como Jesus abraçou uma vida NA POBREZA, relativizando o ter.
Não veio para amontoar coisas para si.
Ver tudo isto de Belém até o Calvário.
Na Cruz aparece despojado de tudo, sem nada...

2. Ver como Jesus abraçou uma vida NA HUMILDADE, relativizando o prestígio.

Não veio para ostentar grandeza.
Nem veio em busca do primeiro lugar para si.
Ver tudo isto de Belém até o Calvário.
Na Cruz aparece no último lugar, para que possamos ocupar o 1o lugar, o lugar de filhos e filhas...

3. Ver como Jesus abraçou uma vida para estar A NOSSO SERVIÇO,

mesmo tendo que passar por sacrifícios e sofrimentos.
Ver tudo isto de Belém até o Calvário.
Na Cruz aparece padecendo grandes sofrimentos e a morte, mas totalmente entregue ao nosso bem.

Textos para a 4a semana
Pedido para a semana: Peço a graça de compreender a " linguagem da cruz” (1Cor 1,18).29mar – Domingo – Jo 12,20-33 – “Queremos ver Jesus”/C
30mar – segunda – Jo 8,1-11 – “Não peques mais”/C
31mar – terça- Jo 8,21-30 – Fazer sempre o agrado do Pai/LO
1º abr– quarta- Jo 8,31-42 – “A verdade vos libertará”/LO
02abr – quinta- Jo 8,51-59 – “Eu sou”, diz Jesus/LO
03 abr – sexta- Jo 10,31-42 –“Crede nas minhas obras”/LO
04abr – sábado- Jo 11,45-56 - “Decidiram matar Jesus”/LO

Nenhum comentário: