Exercícios Espirituais Cristo em vós

Cristo em vós são Exercícios Espirituais no dia-a-dia. É uma proposta para viver a espiritualidade paulina seguindo o método Verdade, Caminho e Vida, a partir da Palavra de Deus e de Exercícios de Leitura Orante da Palavra. São Exercícios propostos pelo bem-aventurado Tiago Alberione e fazem parte do carisma paulino.

sábado

Exercícios Espirituais Quaresma - Ano B - 4a. Semana

╬ 4ª Semana Quaresma
Pedido: Peço-te a graça de ser uma “nova criatura” em Cristo (2Cor 5,17).
Nesta semana, faremos alguns dias a Contemplação (C). Veja orientação ao lado desta página.
22mar – Domingo – Jo 3,14-21 – Convite à conversão/LO
Diálogo de Jesus com Nicodemos

Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.

- Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus. E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem. Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus.


LEITURA ORANTE

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com a Família Paulina:

Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.

Que me vês e escutas as minhas orações.

Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.

Tu me deste tudo: eu te agradeço.

Foste tão ofendido por mim: eu te peço perdão de todo o coração.

Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças que sabes serem necessárias para mim.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tende piedade de nós.


1.Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?

- Leio atentamente o Evangelho do dia: Jo 3,14-21.

Neste texto Jesus conversa com Nicodemos. O diálogo é um convite à conversão. Nicodemos e cada um de nós precisa optar e decidir: crer ou não. A escolha não pode ser pela metade. Jesus fala de "julgamento". Na verdade, ele não julga ninguém, nem condena. Cada pessoa é que se julga a partir de suas escolhas: a favor ou contra a vida.


2. Meditação(Caminho)

- O que a Palavra diz para mim? O que o texto diz para mim, hoje?

Faço meu exame de consciência: como vivo esta Palavra? Tenho diante de mim a liberdade de escolha. Jesus diz que quem pratica o mal está distante da luz. Escolho durante o meu dia, as trevas ou a luz?


3. Oração (Vida)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

Espírito santificador, a ti consagro a minha vontade: Ajuda-me a dizer sim ao Projeto de Deus para a minha vida. Dá-me a fortaleza.


4. Contemplação(Vida/ Missão)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? Quero olhar o mundo hoje, com o olhar de Jesus: viver e propor a todos a verdadeira vida.


Obs.: Se você quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse e preencha o formulário de cadastro em http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx Depois,de feito o preenchimento do formulário, em "Serviço", acessar Central Usuário, C - Alterar Cadastro - Opções de informativos


23mar – segunda – Jo 4,43-54 – Vida renasce da fé/C
24mar – terça - Jo 5,1-16 - “Levanta-te!”/C
25 mar – quarta - Lc 1,26-38 –“Faça-se a tua Palavra”/C
26mar – quinta – Jo 5,31-47 – As obras dão testemunho/C
27mar – sexta- Jo 7,1-2.10.25-30 - “Vós me conheceis”/C
28mar – sábado- Jo 7,40-53 – “Ninguém falou como ele!/LO

Nenhum comentário: