Exercícios Espirituais Cristo em vós

Cristo em vós são Exercícios Espirituais no dia-a-dia. É uma proposta para viver a espiritualidade paulina seguindo o método Verdade, Caminho e Vida, a partir da Palavra de Deus e de Exercícios de Leitura Orante da Palavra. São Exercícios propostos pelo bem-aventurado Tiago Alberione e fazem parte do carisma paulino.

domingo

EE SEGUNDA ETAPA – DÉCIMA QUINTA SEMANA

(Raffaello)


Vida pública de Jesus
Leitura Orante

Jesus nos sinais que anunciam a chegada do Reino de Deus.

Segunda-feira - Mt 8,5-13 - Cura do empregado do oficial romano ( LO)
Terça-feira - Mt 17,1-13 - A transfiguração ( LO)
Quarta-feira - Sem texto bíblico - Repetição de  citações anteriores
Quinta-feira - Jo 11,1-44 - Ressurreição de Lázaro( LO)
Sexta-feira - Mc 11,1-11 - Entrada messiânica em Jerusalém ( LO)
Sábado - Mt 25,31-46 - Nova Lei e juízo final (LO)
Faça desta, sua Oração de cada dia
Jesus Mestre,
que eu pense com a tua inteligência
e com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu Coração...
Que eu veja sempre com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça somente com teus ouvidos.
Que eu saboreie aquilo que tu gostas.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés sigam os teus passos.
Que eu reze com as tuas orações.
Que meu tratamento seja o teu.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim,
de modo que eu desapareça.
(Bem-aventurado Tiago Alberione)

“Vontade de Deus é o grande sol ao qual a pessoa,
como o girassol, deve estar sempre voltada”.

(Bem-aventurado Alberione, DF 20)


A fronteira do Reino é a fé na Palavra de Jesus. É o que acontece com a cura do empregado do oficial romano.

A Transfiguração
No Monte Tabor Jesus se transfigurou diante dos discípulos.
VERDADE
* Uma cena repleta de luz:
O rosto de Jesus resplandece como o sol, suas vestes são brancas como a luz, a nuvem também é luminosa. Os discípulos, diante de tão intensa luminosidade, caem com o rosto no chão, assustados, e necessitam do “toque e da palavra” de Jesus para se levantarem e superarem o susto. Contudo, após esta experiência que mostrou a identidade de Jesus, os discípulos, “levantando seus olhos não viram ninguém a não ser ele, Jesus só” (v.8). Na realidade, é este “Jesus só” que está a caminho de Jerusalém, que eles devem encarar, escutar e seguir.
* A cena luminosa da transfiguração é reforçada pelos personagens que aparecem:
- quando Moisés desceu do monte Sinai “seu rosto resplandecia” (Ex 34,29s); Elias foi arrebatado ao céu num “turbilhão de fogo” (2Rs 2,11; Sir 48,1-11). A partir da luminosidade que vem do Sinai, Mateus mostra que se trata de um evento central no seu evangelho, porque a missão que Jesus assumiu no batismo se concretiza agora ao longo do caminho da cruz, deixando vislumbrar a meta final: a glória do Filho de Deus.
* Revela-se a verdadeira identidade de Jesus
- o rosto luminoso de Jesus revela a sua verdadeira identidade aos discípulos para que, depois da ressurreição, possam entender que o rosto resplandecente do Ressuscitado é o mesmo do Jesus Crucificado. Como o sol é a fonte da luz e “faz ver” as coisas como elas são, a luz da transfiguração de Jesus “faz ver” a sua identidade messiânica: revela a divindade em sua humanidade. Os discípulos ouvem a voz de Deus chamando Jesus de “Filho”, e, durante a paixão, ouvem Jesus chamando a Deus de “Pai” (26,39). Neste monte, a humanidade de Jesus deixa transparecer a sua divindade e, no Getsêmani, a divindade assume plenamente a sua humanidade.
CAMINHO
* Determina-se a missão dos discípulos
O convite do Pai: “escutai-o” determina a missão dos discípulos:
- devem ser testemunhas da ressurreição de Jesus, enfrentando o mesmo caminho do Filho, passando pela cruz, que leva à gloria dos filhos de Deus. A partir desse momento, o Evangelho não é só Palavra a ser ouvida, mas também caminho a ser percorrido, o seguimento de Jesus.
VIDA
* Os discípulos convivem com Jesus
“O que os olhos não viram e os ouvidos não ouviram” (1Cor 2,9), nem Moisés (Ex 33,20), nem Elias (1Rs 19,13) viram, aos discípulos é concedido ver. Eles contemplam “face a face” o rosto de Deus, que resplandece em Jesus de Nazaré.

Para rezar ou cantar cada dia
Se Deus é por nós, Se Deus é por nós
Quem será, quem será contra nós
CD Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo, Faixa 04, COMEP

Nenhum comentário: