Exercícios Espirituais Cristo em vós

Cristo em vós são Exercícios Espirituais no dia-a-dia. É uma proposta para viver a espiritualidade paulina seguindo o método Verdade, Caminho e Vida, a partir da Palavra de Deus e de Exercícios de Leitura Orante da Palavra. São Exercícios propostos pelo bem-aventurado Tiago Alberione e fazem parte do carisma paulino.

sexta-feira

SEGUNDA ETAPA – DÉCIMA QUARTA SEMANA

Jesus na vida pública



14ª SEMANA

Jesus com os seus discípulos
Pedido: Peço a graça de compreender e viver com fé os ensinamentos do Mestre.
Segunda-feira Mt 8,23-27 A tempestade acalmada ( LO)
Terça-feira Mt 14,22-33 Jesus caminha sobre as águas e Pedro com Ele ( LO)
Quarta-feira Sem texto bíblico - Repetição das citações anteriores
Quinta-feira Lc 10,25-37 O bom samaritano ( LO)
Sexta-feira Mc 12,41-44 O óbulo da viúva ( LO)
Sábado Sem texto - Repetição


Viver a “fantasia da caridade”
O que conta não é saber a quem devo amar, mas, amar. Na parábola do Samaritano, os dois primeiros, ao vê-lo, passaram ao largo. Viram, e se foram. Foi estéril o seu ver. O ver do Samaritano é profundo: passa dos olhos ao coração e dali brota aquela improvisação que só a fantasia da caridade, como disse João Paulo II, sabe fazer.
Jesus é Vida
O bem-aventurado Tiago Alberione fala de Jesus na vida pública, como Jesus Vida.
1. “Eu sou a vida” (Jo 14,6): a vida sobrenatural (diferentemente da vida natural, vegetativa, sensitiva, racional, angélica).
A vida sobrenatural em nós é a graça. A morte é o pecado: “Tens fama de estar vivo, mas estás morto” (Ap 3,1).
2. Jesus é a graça: “Pleno de graça” (Jo 1,14) e no-la comunica no batismo, reforça-a em nós na crisma, alimenta-a em nós na eucaristia, repara-a em nós na confissão, purifica-a em nós na extrema unção: “Eu vim para que tenham a vida” (Jo 10,10). “Eu sou a videira e vós sois os ramos; aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto. Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15,5).
3. Perde-se a vida de Jesus com o pecado. Essa vida tem o seu respiro, que é a oração; o seu alimento, que é a meditação; as suas enfermidades, isto é, as imperfeições e os defeitos; os seus recursos, isto é, o fervor; as suas alegrias, isto é, as consolações; os seus abatimentos, isto é, as desolações; o seu desenvolvimento nos Santos, desenvolvimento perfeito em Maria Santíssima. (DF 55).
Sínodo dos Bispos ( 4 a 26 de outubro 2008)
A assembleia dos Bispos no Sínodo da Palavra, refletiu sobre o desafio das «novas formas de linguagem e comunicação» na transmissão da Palavra de Deus. E concluiram: “A Palavra de Deus deve percorrer as estradas do mundo”, através da “comunicação informática, televisiva e virtual”. (Bispos na Mensagem Final do Sínodo).


Para rezar ou cantar cada dia
Se Deus é por nós, Se Deus é por nós
Quem será, quem será contra nós
CD Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo, Faixa 04, COMEP

Nenhum comentário: