Leitura Orante da Palavra:
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Oração diária
1º Em momento especial, visito Jesus Mestre Eucarístico, para retribuir a Ele a Visita que me fez pela Comunhão, na Missa. Entro na minha “tenda de encontro” (Ex 33,7) e começo acolhendo a Santíssima Trindade.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Espírito Santo, a vós me ofereço, entrego e consagro,como” templo vivo”, para ser santificado.
Alargo minha tenda transformando-a numa “comunidade de amor”, como diz o Documento de Aparecida: “A Igreja, como “comunidade de amor” é chamada a refletir a glória do amor de Deus, que é comunhão, e assim atrair as pessoas e os povos a Cristo” (DA, 159).
Em minha “tenda” vai ocorrer um grande acontecimento. Diz Bento XVI: “não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva” (Deus caritas est, 1). É o que pretendemos nestes Exercícios.
A Leitura Orante, nesta primeira semana, será substituída pelo método da contemplação da Palavra, conforme segue. Na última semana, faremos um exercício de discernimento.
Contemplação (C)
“A contemplação não deve ser um “estado” particular que afasta das ocupações comuns que nos circundam, porque Deus penetra cada coisa”.[1]
Contemplação, no sentido paulino, é “revestir-se,“, é conformação”,“configuração”,“transformação”, “renovar-se à imagem de Cristo”. É Cristo vivendo em mim (Gl 2,19).
“Isto acontece num processo: alimentando-nos cada dia de Jesus Cristo Mestre e Pastor Verdade e Caminho e Vida, na Eucaristia e na Palavra. Este é o alimento que Deus deu à pessoa. É necessário comer e assimilar.
A. Preparação. Faço a oração preparatória[2].
Mestre, a tua vida me traça o caminho;
a tua doutrina confirma e ilumina os meus passos;
a tua graça me sustenta e me acompanha no caminho do céu.
Tu és perfeito Mestre:dás exemplo,
me ensinas e me animas no teu seguimento.(Leio o “pedido” da semana.)
B. Método
1. Verdade (leitura)
Leio o texto bíblico indicado para o dia, desejando que a luz de Deus brilhe no meu coração, “para fazer resplandecer o conhecimento da glória divina da face de Cristo”. (2Cor 4,6).
Recordo o texto, a história, com a imaginação entro na cena do Evangelho, como, por exemplo, ao lado de um personagem
2. Caminho (meditação)
É preciso olhar e ver. Há muitas maneiras de olhar uma cena. Olhar é “fitar” ou “estar em frente de alguma coisa”. Ver é “conhecer ou perceber” a pessoa, a situação ou o objeto em suas relações com o mundo em que vive. Para ver de maneira ativa e produtiva, é preciso deixar que os olhos passeiem e perguntem. O que acontece? Como? Onde? Quem? Por quê?
Ver supõe conhecer a realidade do outro como ela é, segundo o ponto de vista de quem vive o fato. Ver não é enxergar apenas o aparente, mas o que não foi dito, nem expresso, mas sentido e vivido.
Procuro ver, contemplando cada pessoa da cena; olho longamente, sobretudo a pessoa de Jesus.
Procuro ouvir, atentamente as palavras ditas e compreender o significado. E me pergunto: Se estas palavras fossem ditas a mim...O que penso? O que sinto?
Procuro perceber aquilo que fazem as pessoas da cena. Elas têm nome, história, sofrimento, dúvidas, alegrias. Como respondem a tudo isto? Procuro perceber as atitudes de Jesus, os seus gestos, palavras e os seus sentimentos. Faço o exame de consciência.
E rezo:
Jesus Mestre[3],
A tua vida é preceito, caminho, segurança única, verdadeira, infalível. O Presépio, Nazaré, o Calvário,
tudo é um caminho de amor ao Pai, de pureza infinita, de amor às pessoas, ao Sacrifício.
Faze com que eu a conheça, faze com que eu coloque,
a cada momento, o meu pé sobre as tuas pegadas.(...)
O caminho largo não é teu:
Jesus, eu ignoro todo caminho não indicado por ti.
Aquilo que tu queres, eu quero;
estabelece a tua vontade no lugar da minha vontade.
3. Vida ( oração/contemplação)Participo da cena, deixando-me envolver. Além de ver e sentir, procuro tocar, saborear as coisas que aparecem.
Faço uma oração espontânea ou formulada que exprima o meu propósito, desejo, agradecimento, súplica...
Faço a revisão da oração. E anoto,
Verdade (texto que destaco),
Caminho (apelos de vida),
Vida (Contemplação = compromisso).
C. Oração final
“Pacto[4]”
Jesus Mestre, aceita o pacto que te apresento,
por meio de Maria, Rainha dos Apóstolos e de são Paulo.
Devo corresponder aos teus desígnios.Sinto-me frágil, inconstante, incapaz.Tu, porém, és a Verdade, o Caminho e a Vida,o meu único Bem.Confio plenamente em ti. e prometo buscar em tudo a tua glória e a paz das pessoas. Dá-me a graça de ser fiel, cumprir a tua vontade e
realizar o teu Projeto, como o fez são Paulo. Amém.
Jesus e Maria, dai-me a vossa santa bênção,
em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
[1] MERTON Thomas, Pensiere nella solitudine, p. 81[2] ALBERIONE Giacomo, Donec formetur Christus in vobis, 39.[3] DF, 39-40.[4] Segredo de Êxito sintetizado
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Espírito Santo, a vós me ofereço, entrego e consagro,como” templo vivo”, para ser santificado.
Alargo minha tenda transformando-a numa “comunidade de amor”, como diz o Documento de Aparecida: “A Igreja, como “comunidade de amor” é chamada a refletir a glória do amor de Deus, que é comunhão, e assim atrair as pessoas e os povos a Cristo” (DA, 159).
Em minha “tenda” vai ocorrer um grande acontecimento. Diz Bento XVI: “não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva” (Deus caritas est, 1). É o que pretendemos nestes Exercícios.
A Leitura Orante, nesta primeira semana, será substituída pelo método da contemplação da Palavra, conforme segue. Na última semana, faremos um exercício de discernimento.
Contemplação (C)
“A contemplação não deve ser um “estado” particular que afasta das ocupações comuns que nos circundam, porque Deus penetra cada coisa”.[1]
Contemplação, no sentido paulino, é “revestir-se,“, é conformação”,“configuração”,“transformação”, “renovar-se à imagem de Cristo”. É Cristo vivendo em mim (Gl 2,19).
“Isto acontece num processo: alimentando-nos cada dia de Jesus Cristo Mestre e Pastor Verdade e Caminho e Vida, na Eucaristia e na Palavra. Este é o alimento que Deus deu à pessoa. É necessário comer e assimilar.
A. Preparação. Faço a oração preparatória[2].
Mestre, a tua vida me traça o caminho;
a tua doutrina confirma e ilumina os meus passos;
a tua graça me sustenta e me acompanha no caminho do céu.
Tu és perfeito Mestre:dás exemplo,
me ensinas e me animas no teu seguimento.(Leio o “pedido” da semana.)
B. Método
1. Verdade (leitura)
Leio o texto bíblico indicado para o dia, desejando que a luz de Deus brilhe no meu coração, “para fazer resplandecer o conhecimento da glória divina da face de Cristo”. (2Cor 4,6).
Recordo o texto, a história, com a imaginação entro na cena do Evangelho, como, por exemplo, ao lado de um personagem
2. Caminho (meditação)
É preciso olhar e ver. Há muitas maneiras de olhar uma cena. Olhar é “fitar” ou “estar em frente de alguma coisa”. Ver é “conhecer ou perceber” a pessoa, a situação ou o objeto em suas relações com o mundo em que vive. Para ver de maneira ativa e produtiva, é preciso deixar que os olhos passeiem e perguntem. O que acontece? Como? Onde? Quem? Por quê?
Ver supõe conhecer a realidade do outro como ela é, segundo o ponto de vista de quem vive o fato. Ver não é enxergar apenas o aparente, mas o que não foi dito, nem expresso, mas sentido e vivido.
Procuro ver, contemplando cada pessoa da cena; olho longamente, sobretudo a pessoa de Jesus.
Procuro ouvir, atentamente as palavras ditas e compreender o significado. E me pergunto: Se estas palavras fossem ditas a mim...O que penso? O que sinto?
Procuro perceber aquilo que fazem as pessoas da cena. Elas têm nome, história, sofrimento, dúvidas, alegrias. Como respondem a tudo isto? Procuro perceber as atitudes de Jesus, os seus gestos, palavras e os seus sentimentos. Faço o exame de consciência.
E rezo:
Jesus Mestre[3],
A tua vida é preceito, caminho, segurança única, verdadeira, infalível. O Presépio, Nazaré, o Calvário,
tudo é um caminho de amor ao Pai, de pureza infinita, de amor às pessoas, ao Sacrifício.
Faze com que eu a conheça, faze com que eu coloque,
a cada momento, o meu pé sobre as tuas pegadas.(...)
O caminho largo não é teu:
Jesus, eu ignoro todo caminho não indicado por ti.
Aquilo que tu queres, eu quero;
estabelece a tua vontade no lugar da minha vontade.
3. Vida ( oração/contemplação)Participo da cena, deixando-me envolver. Além de ver e sentir, procuro tocar, saborear as coisas que aparecem.
Faço uma oração espontânea ou formulada que exprima o meu propósito, desejo, agradecimento, súplica...
Faço a revisão da oração. E anoto,
Verdade (texto que destaco),
Caminho (apelos de vida),
Vida (Contemplação = compromisso).
C. Oração final
“Pacto[4]”
Jesus Mestre, aceita o pacto que te apresento,
por meio de Maria, Rainha dos Apóstolos e de são Paulo.
Devo corresponder aos teus desígnios.Sinto-me frágil, inconstante, incapaz.Tu, porém, és a Verdade, o Caminho e a Vida,o meu único Bem.Confio plenamente em ti. e prometo buscar em tudo a tua glória e a paz das pessoas. Dá-me a graça de ser fiel, cumprir a tua vontade e
realizar o teu Projeto, como o fez são Paulo. Amém.
Jesus e Maria, dai-me a vossa santa bênção,
em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
[1] MERTON Thomas, Pensiere nella solitudine, p. 81[2] ALBERIONE Giacomo, Donec formetur Christus in vobis, 39.[3] DF, 39-40.[4] Segredo de Êxito sintetizado
Um comentário:
MUITO BOM...MUITO BEM...
THANKS
PAZ E BÊNÇÃO
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