Exercícios Espirituais Cristo em vós

Cristo em vós são Exercícios Espirituais no dia-a-dia. É uma proposta para viver a espiritualidade paulina seguindo o método Verdade, Caminho e Vida, a partir da Palavra de Deus e de Exercícios de Leitura Orante da Palavra. São Exercícios propostos pelo bem-aventurado Tiago Alberione e fazem parte do carisma paulino.

sábado

Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana- 1ª Etapa - 3ª Semana

 Deus Pai Providente
- Deus me guia com a sua Lei
- Vontade de Deus: “máximo ato de amor”.
O Antigo Testamento oferece representações de Deus: 
é criador, 
pai, 
pastor, 
defensor, 
misericórdia; 
desperta, acode, desce, senta-se; 
tem rosto, olhos, ouvidos, boca, mãos; 
sente amor, indignação.

Pedido: Peço a graça de viver sempre na presença  de Deus e lhe ser  fiel.


Método da Leitura Orante

Segunda-feira     Sl 19 (18) A lei do Senhor é perfeita 
Terça-feira         Ex  34, 1-10  Deus da Aliança   
Quarta-feira        Sb 9,1-18  Oração da  Sabedoria
Quinta-feira        Ex 3,1-15  Revelação do nome de Deus
Sexta-feira          Ne 9,5-23 Deus nos guia
Sábado                Dt 4,1-31 Deus é próximo a nós

Oração da Sabedoria
 «Deus dos pais e Senhor de misericórdia, 
tudo criaste com a tua palavra! 
Com a tua sabedoria formaste o homem 
para dominar as criaturas que fizeste,  
para governar o mundo com santidade e justiça, e 
exercer o julgamento com retidão de alma.  
Concede-me a sabedoria, que está entronizada ao teu lado, e
não me excluas do número de teus filhos.

Eu sou teu servo, filho de tua serva, homem fraco e de vida breve, 
incapaz de compreender a justiça e as leis. 
Mesmo que alguém fosse o mais perfeito dos homens, 
se lhe faltasse a sabedoria que provém de ti, ele de nada valeria. 
Tu me escolheste como rei do teu povo e juiz dos teus filhos e filhas. 
Tu me mandaste construir um templo sobre o teu santo monte, 
um altar na cidade onde fixaste a tua tenda, 
cópia da tenda santa que tinhas preparado desde o princípio. 
Contigo está a sabedoria, que conhece as tuas obras e 
que estava presente quando criaste o mundo. 
Ela sabe o que é agradável aos teus olhos e 
o que é conforme aos teus mandamentos.

Manda a sabedoria desde o céu santo e 
a envia desde o teu trono glorioso,
para que ela me acompanhe e participe dos meus trabalhos, 
e me ensine o que é agradável a ti. 
Porque ela tudo sabe e tudo compreende. 
Ela me guiará prudentemente em minhas ações e 
me protegerá com a glória dela. 
Assim, as minhas obras serão agradáveis a ti, 
eu poderei governar com justiça o teu povo, 
e serei digno do trono de meu pai.

Quem pode conhecer a vontade de Deus?
Quem pode imaginar o que o Senhor deseja?  
Os pensamentos dos mortais são tímidos e 
nossos raciocínios são falíveis, 
 porque um corpo corruptível torna pesada a alma, 
e a tenda de terra oprime a mente pensativa. 
Com muito custo, podemos conhecer o 
que está na terra e com dificuldade encontramos o 
que está ao alcance da mão. 
Mas quem poderá investigar o que está no céu? 

Quem poderá conhecer o teu projeto, 
se tu não lhe deres sabedoria, enviando do alto o teu Espírito Santo?  
Somente assim foram endireitados todos os caminhos de quem vive sobre a terra. 
Somente assim os homens aprenderam aquilo que te agrada. 
Eles foram salvos por meio da sabedoria».

Nenhum comentário: