Exercícios Espirituais Cristo em vós

Cristo em vós são Exercícios Espirituais no dia-a-dia. É uma proposta para viver a espiritualidade paulina seguindo o método Verdade, Caminho e Vida, a partir da Palavra de Deus e de Exercícios de Leitura Orante da Palavra. São Exercícios propostos pelo bem-aventurado Tiago Alberione e fazem parte do carisma paulino.

sexta-feira

EE NA VIDA QUOTIDIANA - PRIMEIRA ETAPA - 3a semana


Via Purificativa
GLÓRIA AO PAI
Fazer morrer o homem velho




- Deus Pai Providente
- Deus me guia com a sua Lei
- Vontade de Deus: “máximo ato de amor”.
- Deus meu altíssimo fim.

O Senhor e sua Palavra estão próximos. Deus está no meio do seu povo.
Importa ao povo ser fiel.
O Antigo Testamento oferece um riquíssimo repertório de representações de Deus: é criador, pai, pastor, defensor, misericórdia; desperta, acode, desce, senta-se; tem rosto, olhos, ouvidos, boca, mãos; sente amor, indignação. Essa linguagem limitada, é corrigida pela negação de limites de espaço, poder, saber e pela santidade
. (Veja as imagens de Deus nos Salmos).


Pedido: Peço a graça de viver sempre na presença de Deus e lhe ser fiel.
Segunda-feira - Sl 19 (18) A lei do Senhor é perfeita LO)
Terça-feira - Ex 34, 1-10 Deus da Aliança (LO)
Quarta-feira - Sb 9,1-18 Oração da Sabedoria (LO)
Quinta-feira - Ex 3,1-15 Revelação do nome de Deus/ LO
Sexta-feira - Ne 9,5-23 Deus nos guia (LO)
Sábado - Dt 4,1-31 Deus é próximo a nós (LO)

Oração da Sabedoria
(Sb 9,1-18)
1 «Deus dos pais e Senhor de misericórdia, tudo criaste com a tua Palavra!
2 Com a tua sabedoria formaste o homem para dominar as criaturas que fizeste,
3 para governar o mundo com santidade e justiça, e exercer o julgamento com retidão de alma.
4 Concede-me a sabedoria, que está entronizada ao teu lado,
e não me excluas do número de teus filhos.
5 Eu sou teu servo, filho de tua serva, homem fraco e de vida breve,
incapaz de compreender a justiça e as leis.
6 Mesmo que alguém fosse o mais perfeito dos homens,
se lhe faltasse a sabedoria que provém de ti, ele de nada valeria.
7 Tu me escolheste como rei do teu povo e juiz dos teus filhos e filhas.
8 Tu me mandaste construir um templo sobre o teu santo monte,
um altar na cidade onde fixaste a tua tenda,
cópia da tenda santa que tinhas preparado desde o princípio.
9 Contigo está a sabedoria, que conhece as tuas obras
e que estava presente quando criaste o mundo.
Ela sabe o que é agradável aos teus olhos e o que é conforme aos teus mandamentos.
10 Manda a sabedoria desde o céu santo e a envia desde o teu trono glorioso, para que ela me acompanhe e participe dos meus trabalhos, e me ensine o que é agradável a ti.
11 Porque ela tudo sabe e tudo compreende. Ela me guiará prudentemente em minhas ações e me protegerá com a glória dela. 12 Assim, as minhas obras serão agradáveis a ti, eu poderei governar com justiça o teu povo, e serei digno do trono de meu pai.
13 Quem pode conhecer a vontade de Deus?
Quem pode imaginar o que o Senhor deseja?
14 Os pensamentos dos mortais são tímidos e nossos raciocínios são falíveis,
15 porque um corpo corruptível torna pesada a alma,
e a tenda de terra oprime a mente pensativa.
16 Com muito custo, podemos conhecer o que está na terra
e com dificuldade encontramos o que está ao alcance da mão.
Mas quem poderá investigar o que está no céu?
17 Quem poderá conhecer o teu projeto, se tu não lhe deres sabedoria,
enviando do alto o teu espírito santo?
18 Somente assim foram endireitados todos os caminhos
de quem vive sobre a terra.
Somente assim os homens aprenderam aquilo que te agrada.
Eles foram salvos por meio da sabedoria».

Nenhum comentário: