Exercícios Espirituais Cristo em vós

Cristo em vós são Exercícios Espirituais no dia-a-dia. É uma proposta para viver a espiritualidade paulina seguindo o método Verdade, Caminho e Vida, a partir da Palavra de Deus e de Exercícios de Leitura Orante da Palavra. São Exercícios propostos pelo bem-aventurado Tiago Alberione e fazem parte do carisma paulino.

domingo

EE QUARTA ETAPA - Via unitiva - 22a Semana


Vida nova em Jesus ressuscitado

Pedido: Senhor, peço-te a graça de comunicar o teu amor
Seg- Mt 28,16-20 O ressuscitado na Galileia ( C)
Terça - At 1,1-11 Ascensão de Jesus( C)
( Leia também mensagem para o Dia Mundial da Comunicação, no blog http://irpatricia.blogspot/. com
Quarta - Sem texto - Repetição dos dois anteriores (C)
Quinta - At 1,12-14 Preparação à vinda do Esp. Santo ( LO)
Sexta - At 2,1-13 Vinda do Espírito Santo (C)

Pentecostes era a festa que o povo israelita celebrava, em cada ano, quando terminava a colheita. Também era chamada de “festa das semanas”. Isto se lê no livro de Êxodo 34,22 e também em Deuteronômio 16,9-12. Era celebrada sete semanas depois do começo da colheita do trigo que, normalmente, coincidia com a Páscoa judaica. Acontecia 50 dias (daí o nome de “Pentecostes”) após a festa da Páscoa. No Novo Testamento, entre os Judeus, esta festa comemorava a Aliança de Deus para com seu povo.
Entre os cristãos e cristãs das primeiras comunidades, o Pentecostes tornou-se um evento muito importante. No livro de Atos nós o relacionamos com a vinda do Espírito Santo, conforme a promessa do próprio Jesus. O Espírito Santo é dom de Deus sobre todos nós. Todos em atitude de oração e de espera; dispostos a acolher a vontade de Deus e realizar o seu Projeto.
Nós relatamos o episódio de Pentecostes dando um sentido teológico. O barulho, o vento e o fogo são próprios da manifestação de Deus no meio de nós. No Antigo Testamento estes elementos aparecem várias vezes para descrever a ação de Deus na história humana. Eles vem “do céu”, ou seja, são iniciativas de Deus. O Espírito Santo nos é dado por graça de Deus. Nós o recebemos em vista da missão, em continuidade à mesma prática de Jesus.

Sábado - Sem texto - Repetição dos dois temas anteriores (C)

Canto: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei. (2Tm 1,12)

Nenhum comentário: