Exercícios Espirituais Cristo em vós

Cristo em vós são Exercícios Espirituais no dia-a-dia. É uma proposta para viver a espiritualidade paulina seguindo o método Verdade, Caminho e Vida, a partir da Palavra de Deus e de Exercícios de Leitura Orante da Palavra. São Exercícios propostos pelo bem-aventurado Tiago Alberione e fazem parte do carisma paulino.

sábado

EE - SEGUNDA ETAPA – SÉTIMA SEMANA

Vida de Jesus
Apresentação no Templo, Adoração dos Magos, Fuga e Retorno do Egito.

Os Exercícios Espirituais, nesta semana, seguem com a modalidade da contemplação (C ).

Segunda-feira - Lc 2,25-35 - Apresentação do menino Jesus no Templo ( C )
Terça-feira - Lc 2,35-39 - Apresentação no Templo (C )
Quarta-feira - Mt 2,1-12 - Adoração dos Magos (C )
Quinta-feira - Mt 2,13-18 - Fuga para o Egito (C )
Sexta-feira - Mt 2,13-18 - Fuga para o Egito (C )
Sábado - Mt 2,19-23 - Retorno do Egito ( C )


Para rezar com Alberione:“E tu, Jesus Menino,
Caminho, Verdade e Vida,
tem piedade dos nossos desejos,
concede-nos a graça de amar-te e trabalhar para ti,
e a tua misericórdia fecunde todo meio de bem
e a comunicação (obra da Boa Imprensa)”.

(ALBERIONE, Tiago. L’Immacolata e il Natale, in Unione Cooperatori Buona Stampa, ano VI, n. 12, 15 de dezembro de 1923, pp. 2-3)


Para refletir
Apresentação de Jesus no Tem­plo
Jesus é “apresentado” a Deus, de acordo com a forma estabelecida pela Lei judaica, referente aos primogênitos varões consagrados ao Senhor.

O Senhor mesmo se apresenta ao mundo com uma tríplice qualidade: ele chama a si mesmo Caminho, Verdade e Vida (Jo 14,6). (...) Para salvar a humanidade, o Salvador precisou:
a) revelar a verdade eterna, com a qual os homens podem readquirir a posse do puro conhecimento de Deus. Cristo manifestou sobretudo a revelação sobrenatural de Deus à humanidade, na sua forma suprema e absoluta. Por ela a razão foi libertada dos laços do erro; (Verdade)
b) expiar o pecado da humanidade e pagar com a maldição (Ef 2,14) a pena que, em conseqüência do pecado, pesava sobre ela, para reconciliá-la com Deus e situá-la numa nova relação com Ele (idéia principal que domina a esplêndida carta aos Efésios). Isso se realizou em virtude da condigna satisfação de Cristo; (Caminho)c) levar à humanidade uma nova lei de vida, para educar e elevar a vontade fraca.
Com essa tríplice função redentora, o Senhor veio ao encontro de uma tríplice necessidade espiritual, que Ele mesmo afirma, se autodefinindo Caminho, Verdade e Vida. (Vida)(DFin, no. 51).

Fuga para o EgitoMateus fala do anúncio que um anjo faz a José, avisando-o, num sonho, que Herodes, o Grande, procurava o Menino para o matar. Para evitar isso, a Sagrada Família fugiu para o Egito. Mateus não nos dá quaisquer pormenores sobre a viagem nem sobre o local onde a Sagrada Família permaneceu durante a sua estadia. Diz apenas que conseguiram evitar que Herodes levasse a cabo o seu plano.

Para rezar ou cantar cada dia
Se alguém está em Cristo é nova criatura
É nova criatura se alguém está em Cristo .(
2Cor 5,17)
CD Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo, Faixa 15, COMEP

Nenhum comentário: