O Mestre que ensina
“Vida pública de Jesus:
Perfeita correspondência à vocação:
ensinar aos pobres o Evangelho,
estabelecer a Igreja etc.
Predileção e redenção dos pecadores, pelos Apóstolos, pelos pequenos.”
(DF 43).
Bem-aventurança significa felicidade completa, perfeita.
As bem-aventuranças de Jesus são como a constituição de povo de Deus.
Bem-aventurança significa felicidade completa, perfeita.
As bem-aventuranças de Jesus são como a constituição de povo de Deus.
O que nos diz o Catecismo da Igreja Católica?
As bem-aventuranças retratam o rosto de Jesus Cristo e descrevem-nos a sua caridade: exprimem a vocação dos fiéis associados à glória da sua paixão e ressurreição; definem os actos e atitudes características da vida cristã; são as promessas paradoxais que sustentam a esperança no meio das tribulações; anunciam aos discípulos as bênçãos e recompensas já obscuramente adquiridas; já estão inauguradas na vida da Virgem Maria e de todos os santos.
As bem-aventuranças respondem ao desejo natural de felicidade. Este desejo é de origem divina; Deus pô-lo no coração do homem para o atrair a Si, o único que o pode satisfazer. (CIC 1717-1718)
As bem-aventuranças descobrem a meta da existência humana, o fim último dos atos humanos: Deus chama-nos à sua própria felicidade.
O Novo Testamento emprega muitas expressões para caracterizar a bem-aventurança a que Deus chama o homem: a chegada do Reino de Deus ; a visão de Deus: «Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5, 8) ; a entrada na alegria do Senhor; a entrada no repouso de Deus
«Lá, descansaremos e veremos: veremos e amaremos; amaremos e louvaremos. Eis o que acontecerá no fim sem fim. E que outro fim temos nós, sendo chegar ao Reino que lido tem fim ?»
De fato, Deus colocou-nos no mundo para O conhecermos, servirmos e amarmos, e assim chegarmos ao paraíso. A bem-aventurança faz-nos participantes da natureza divina (1 Pe 1, 4) e da vida eterna. Com ela, o homem entra na glória de Cristo e no gozo da vida trinitária. (CIC 1719-1721).
As bem-aventuranças respondem ao desejo natural de felicidade. Este desejo é de origem divina; Deus o pôs no coração do homem para o atrair a si, o único que o pode satisfazer:
«Como é então, Senhor, que eu Te procuro? De fato, quando Te procuro, ó meu Deus, é a vida feliz que eu procuro. Faz com que Te procure, para que a minha alma viva! Porque tal como o meu corpo vive da minha alma, assim a minha alma vive de ti» (Santo Agostinho, Confissões).
«Só Deus sacia» (Santo Agostinho, Confissões, 10).
(Veja na coluna ao lado o Roteiro para a Oração)
Pedido: Peço a graça de ser discípulo fiel, ao acolher a Palavra do Mestre
Segunda-feira Mt 5,1-12 As bem-aventuranças ( LO)
Terça-feira Mt 5,13-16 Sal da terra e luz do mundo( LO)
Quarta-feira Mt 5,17-26 A nova Lei ( LO)
Quinta-feira Mt 5,27-37 A nova Lei ( LO)
Sexta-feira Mt 5,38-48 A nova Lei ( LO)
Sábado Sem texto Repetição
Para rezar ou cantar:
Se Deus é por nós, se Deus é por nós
Quem será, quem será contra nós?
CD Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo, Fx 04, Paulinas/Comep
Para rezar ou cantar:
Se Deus é por nós, se Deus é por nós
Quem será, quem será contra nós?
CD Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo, Fx 04, Paulinas/Comep
Nenhum comentário:
Postar um comentário