Exercícios Espirituais Cristo em vós

Cristo em vós são Exercícios Espirituais no dia-a-dia. É uma proposta para viver a espiritualidade paulina seguindo o método Verdade, Caminho e Vida, a partir da Palavra de Deus e de Exercícios de Leitura Orante da Palavra. São Exercícios propostos pelo bem-aventurado Tiago Alberione e fazem parte do carisma paulino.

sábado

Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana - Via Iluminativa - 2ª Etapa - 13ª Semana

 Jesus na  vida pública
O Mestre que ensina
 Vida pública de Jesus:
Perfeita correspondência à vocação:
ensinar aos pobres o Evangelho,
estabelecer a Igreja etc.
Predileção e redenção dos pecadores, pelos Apóstolos, pelos pequenos.”
(DF 43).
Bem-aventurança significa  felicidade completa, perfeita.
As bem-aventuranças de Jesus são como a constituição de povo de Deus.
O que nos diz o Catecismo da Igreja Católica?
As bem-aventuranças retratam o rosto de Jesus Cristo e descrevem-nos a sua caridade: exprimem a vocação dos fiéis associados à glória da sua paixão e ressurreição; definem os actos e atitudes características da vida cristã; são as promessas paradoxais que sustentam a esperança no meio das tribulações; anunciam aos discípulos as bênçãos e recompensas já obscuramente adquiridas; já estão inauguradas na vida da Virgem Maria e de todos os santos.
 As bem-aventuranças respondem ao desejo natural de felicidade. Este desejo é de origem divina; Deus pô-lo no coração do homem para o atrair a Si, o único que o pode satisfazer. (CIC 1717-1718)
As bem-aventuranças descobrem a meta da existência humana, o fim último dos atos humanos: Deus chama-nos à sua própria felicidade. 
 O Novo Testamento emprega muitas expressões para caracterizar a bem-aventurança a que Deus chama o homem: a chegada do Reino de Deus ; a visão de Deus: «Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5, 8) ; a entrada na alegria do Senhor; a entrada no repouso de Deus 

«Lá, descansaremos e veremos: veremos e amaremos; amaremos e louvaremos. Eis o que acontecerá no fim sem fim. E que outro fim temos nós, sendo chegar ao Reino que lido tem fim ?» 
 De fato, Deus colocou-nos no mundo para O conhecermos, servirmos e amarmos, e assim chegarmos ao paraíso. A bem-aventurança faz-nos participantes da natureza divina (1 Pe 1, 4) e da vida eterna. Com ela, o homem entra na glória de Cristo e no gozo da vida trinitária. (CIC 1719-1721).

As bem-aventuranças respondem ao desejo natural de felicidade. Este desejo é de origem divina; Deus o pôs no coração do homem para o atrair a si, o único que o pode satisfazer:

«Como é então, Senhor, que eu Te procuro? De fato, quando Te procuro, ó meu Deus, é a vida feliz que eu procuro. Faz com que Te procure, para que a minha alma viva! Porque tal como o meu corpo vive da minha alma, assim a minha alma vive de ti» (Santo Agostinho, Confissões).

«Só Deus sacia» (Santo Agostinho, Confissões, 10).

(Veja na coluna ao lado o Roteiro para a Oração)

Pedido: Peço a graça de ser discípulo fiel, ao acolher a Palavra do Mestre

Segunda-feira       Mt 5,1-12              As bem-aventuranças ( LO)
Terça-feira           Mt 5,13-16             Sal da terra e luz do mundo( LO)
Quarta-feira         Mt 5,17-26             A nova Lei ( LO)
Quinta-feira         Mt 5,27-37             A nova Lei ( LO)
Sexta-feira           Mt 5,38-48             A nova Lei ( LO)
Sábado                 Sem texto                Repetição

Para rezar ou cantar:
Se Deus é por nós, se Deus é  por nós
Quem será, quem será contra nós?

CD Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo, Fx 04, Paulinas/Comep

Nenhum comentário: