Exercícios Espirituais Cristo em vós

Cristo em vós são Exercícios Espirituais no dia-a-dia. É uma proposta para viver a espiritualidade paulina seguindo o método Verdade, Caminho e Vida, a partir da Palavra de Deus e de Exercícios de Leitura Orante da Palavra. São Exercícios propostos pelo bem-aventurado Tiago Alberione e fazem parte do carisma paulino.

sexta-feira

3ª Semana de preparação aos EE: Motivações e disposições interiores (afinar as cordas)

Estamos nos preparando para iniciar os Exercícios Espirituais.
Como nos exercícios físicos precisamos ter, não só recursos e técnicas externos, mas de motivações e disposições interiores.
De grande importância é espelhar na Palavra a nossa vida, a comunidade e o mundo.
Cultivar em nós a "contínua conversão" ou a piedade penitencial,
como orienta o Bv. Alberione.

Como cultivar a "Contínua conversão"?
O que significava para Padre Alberione esta piedade penitencial? Ele sempre se considerou um convertido, na
situação de penitente que invoca misericórdia de Deus.
Um momento alto desta experiência foi um “sonho” (1923) no qual ouviu as palavras do Divino Mestre: «...Tenham arrependimento dos pecados» ou "Vivam em contínua conversão". Isto  é muito importante para a nossa santificação.
Objetivo
Alberione diz: "O importante é que as cordas do meu coração estejam afinadas para a ária que desejamos cantar, ou seja, o canto: "Glória a Deus e paz aos homens". Ora, o exame de consciência tem por objetivo essencial mostrar se estas cordas tocam bem esta ária. As cordas do meu  coração são as minhas disposições internas. É preciso, pois, saber vibrá-las, para saber que som estão emitindo: cantam a glória de Deus? Ou cantam o meu amor-próprio?”. (CISP 1431).
Um diapasão com o qual afinamos a música da nossa vida é o Exame de consciência. Como fazê-lo? Seguir os passos:
Exame de consciência
Oração inicial: Pedir a graça para fazer bem o exame. Pedir ajuda de Deus para recordar as faltas e força para se corrigir.
Agradecimento. Agradecer a Deus por todas as graças recebidas desde o último exame. Rezar com São Paulo: 
"Agradeço àquele que me deu força, a Jesus Cristo nosso Senhor, que me considerou digno de confiança, tomando-me para o seu serviço,  apesar de eu ter sido um blasfemo, perseguidor e insolente. Mas eu obtive misericórdia porque eu agia sem saber, longe da fé.  Sim, ele me concedeu com maior abundância a sua graça,  junto com a fé e o amor que estão em Jesus Cristo. Esta palavra é segura e digna de ser acolhida por todos: Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiroMas exatamente por causa disto eu obtive misericórdia: Jesus Cristo quis demonstrar toda a sua generosidade primeiramente em mim, como exemplo para os que depois iriam acreditar nele, a fim de terem a vida eterna. Ao rei dos séculos, ao Deus incorruptível, invisível e único,
honra e glória para sempre. Amém!" 1Tm 1,12-17
Exame
Deixo-me iluminar pela Palavra.
Leio 1Cor 13,1-8.13 e, à luz desta Palavra,  fazendo uma pausa  e exame a cada versículo, faço o meu Exame de consciência.
1 Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente
2 Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor, eu não seria nada.
3  Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse o amor, nada disso me adiantaria.
4  O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho.
5.Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor.
6  Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade.
7 Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais passará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência também desaparecerá.
13 Agora, portanto, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. A maior delas, porém, é o amor.

Pedido de perdão a Jesus Mestre, por não ter sido bom discípulo, pelo bem que deixei de fazer. Rezo como Moisés:
“prostrado por terra, eu digo:Senhor, se gozo do teu favor, peço-te, caminha conosco. Perdoa nossas faltas, e acolhe-nos como propriedade tua!" (Nm 6,24-27).
Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tende piedade de nós.
Assumir um compromisso
Assumo um empenho de vida com mais amor, fé, esperança.
No final da semana, seria muito bom,  apresentar-se a um sacerdote para fazer uma confissão e receber o sacramento da Reconciliação.

 2. É preciso que as cordas estejam ajustadas no violão, cada uma no lugar certo:
1ª corda, a mais fina de som mais agudo(entre todas). Localizada na parte de baixo, tocada solta tem como som a nota E(MI).
2ª corda, contando de baixo para cima não pode esquecer, tocando ela solta tem como som a nota B(SI).
3ª corda, sempre contando de baixo para cima, tocando ela solta tem como som a nota G(SOL).
4ª corda, tocando ela solta tem como som a nota D(RÉ).
5ª Corda, tocando ela solta tem como som a nota A(LÁ).
6ª corda, a mais grossa e de som mais grave, tocando ela solta tem como som a nota E(MI).

 O nosso coração também tem "sons" diferentes conforme nos relacionamos com Deus e com os irmãos. Às vezes a nota está desafinada e precisamos de um diapasão para afinar o tom. Podemos dizer que este diapasão na nossa vida é a oração.


Diapasão é um instrumento metálico em forma de forquilha, que serve para afinar instrumentos e vozes através da vibração de um som musical de determinada altura.
Um diapasão com o qual afinamos a música da nossa vida é o Exame de consciência.
Depois de afinado precisaremos de uma partitura com acordes e muito exercício para tocarmos bem uma música.
Então o Coração de Jesus curará o nosso das suas doenças (indiferença, desconfiança, má inclinação, paixões doentias, sentimentos vãos, aspirações humanas...), e o fará bater em uníssono com o seu pela glória de Deus e a paz das pessoas. Nos fará compreender o abismo do nosso nada e a grande elevação em Jesus Cristo” .

Nenhum comentário: